Durante três dias desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (SMS) fez a capacitação de profissionais de saúde para a aplicação dos testes RT-PCR na unidade referência no atendimento a casos da Covid-19 em cada distrito. O serviço começa no início de setembro.
O objetivo é proporcionar ainda mais precisão no diagnóstico de casos da doença e no mapeamento do vírus no Município, diminuindo a possibilidade de falsos positivos. Essa ação permite medidas de prevenção mais eficientes no combate ao novo coronavírus.
Técnicos de enfermagem, enfermeiros, referências técnicas, técnicos de laboratório e os diretores das unidades básicas de saúde (UBS) foram orientados sobre os procedimentos para a aplicação do teste RT-PCR, como a coleta de material e armazenamento das amostras coletadas, a paramentação e a desparamentação correta dos servidores que irão realizar os testes, como forma de evitar a contaminação desses servidores, além dos critérios para os testes de acordo com determinação do Ministério da Saúde (MS).
Na capacitação, foram selecionados servidores de várias unidades de saúde para trabalhar na unidade referência que será escolhida de acordo com as normas técnicas. As equipes foram divididas, evitando aglomerações. O treinamento foi realizado nas unidades que serão referência no atendimento.
Os testes RT-PCR serão realizados conforme critérios estabelecidos nos protocolos de atendimento.